sábado, 8 de maio de 2010

Maria Clara Machado

Ainda criança teve os primeiros contatos com a arte, entretendo as visitas de seu pai, o escritor Aníbal Machado. Ela chegou a “contracenar” com Tônia Carrero no meio dessas brincadeiras.

Em 1949 concorreu a uma bolsa de estudos do governo francês para jovens intelectuais e acabou indo para Paris, onde teve contato definitivo com o teatro e a dança, se tornando aluna do mímico Decroux, do diretor Jean-Louis Barrault e de Rudolf Laban.

Um ano depois ela voltou ao Brasil e foi trabalhar como enfermeira no Patronato da Gávea. Por ter muito jeito com crianças, acabou tentando montar um teatro amador com as pessoas da comunidade, mas como a grande maioria era de operários que precisavam acordar muito cedo para trabalhar, ela tentou descobrir outra forma de realizar seu intento.

Como Maria Clara não queria desistir dessa idéia, acabou por montar, em 1951, um grupo amador que apresentasse peças para a comunidade sem necessariamente contar com os moradores locais. Surgiu, então, o Teatro Tablado.












Alguns de seus sucessos:
Pluft, o fantasminha
A Menina e o Vento
O Chapeuzinho Vermelho
O Rapto das Cebolinhas
A Gata Borralheira
A Coruja Sofia
Um Tango Argentino
O Patinho Feio
A Bruxinha que Era Boa
Maria Minhoca
O Boi e o Burro no Caminho de Belém

entre muitas outras...