quarta-feira, 25 de abril de 2012

Conheça mais Cora Coralina

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, imortalizada por seu pseudônimo, Cora Coralina (Vila Boa de Goiás, 20 de Agosto de 1889 - Goiânia, 10 de Abril de 1985), poetisa brasileira.


Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.


Filha do Desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto e de Jacinta Luiza do Couto Brandão, Ana nasceu e foi criada na famosa casa às margens do Rio Vermelho, comprada por sua família no século XIX, quando seu avô ainda era uma criança. Estima-se que essa casa fora construída em meados do século XVIII, sendo uma das primeiras construções da antiga Vila Boa de Goiás.


Começou a escrever os seus primeiros textos aos 14 anos de idade, apesar da pouca escolaridade, uma vez que cursou somente as primeiras etapas da alfabetização, com Mestra Silvina. Publicou nessa fase o seu primeiro conto, Tragédia na Roça.


Casando-se em 1934 com o advogado Cantídio Tolentino Bretas, mudou-se para o interior de São Paulo. Em Jaboticabal, nasceram seus seis filhos e ali também foram criados. Retornou para Goiás somente em 1956, quando já estava viúva há muitos anos. A partir daí, a poetisa consumou seu destino literário, e começou a produzir cada vez mais poemas ligados à sua história com a cidade em que nascera e aos acontecimentos de sua infância naquele ambiente mítico em que fora criada.


Foi ao ter sua poesia conhecida por Carlos Drummond de Andrade que Ana, já conhecida pelo pseudônimo de Cora Coralina, passou a ser admirada por todo o Brasil.


Seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás, foi publicado em 1965, quando a poetisa já contabilizava 75 anos. Reúne os poemas que consagraram o estilo da autora e a transformaram em uma das maiores poetisas de Língua Portuguesa do século XX.


Fonte: http://www.frasesfamosas.com.br/biografia/cora-coralina.html