quinta-feira, 3 de junho de 2010

Beatriz Milhazes participa da abertura de exposição no Maes

As obras da artista plástica Beatriz Milhazes já podem ser apreciadas no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), no Centro de Vitória. Chamada "Beatriz Milhazes: Gravuras", a exposição permanecerá na cidade até 29 de agosto. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Sincades. A entrada é franca.

Aberta oficialmente na noite desta terça-feira (01), a exposição chamada "Beatriz Milhazes: Gravuras" atraiu centenas de convidados, entre eles autoridades como o governador Paulo Hartung e secretários de Governo. A própria artista participou da solenidade. Ela, que estava na cidade desde domingo (30) treinando os monitores, fez uma palestra na tarde desta terça, no auditório do Maes.

A mostra reúne um conjunto de 17 gravuras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. "São trabalhos produzidos entre 1997 e 2007, doados para a instituição pela artista e pela Durham Press, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde participei de um programa de residência artística", disse a artista.

"Beatriz é uma das pintoras brasileiras mais conhecidas hoje, e talvez uma das mais representativas da sua geração. Sua obra é conhecida por colecionadores e por museus de toda a parte do mundo", disse o curador da mostra Ivo Mesquita, da Pinacoteca de São Paulo.

"Uma obra de Beatriz esteve em leilão em Nova York na semana passada, junto a trabalhos de Emiliano Di Cavalcanti e até Frida Kahlo. A obra dela foi avaliada entre US$ 250 mil e US$ 350 mil", lembrou Dayse Lemos, secretária de Estado da Cultura, que elogiou a generosidade da artista. "Ela se colocou à disposição para dar palestras e fez questão de treinar os monitores pessoalmente", disse.


Exposição

Desembarcam no Maes obras como "Jamaica" (2006/2007), onde Milhazes misturou serigrafia para o fundo e xilogravura para fazer uma flor, sendo que esta foi composta por dezenas de pequenos blocos meticulosamente agrupados, entintados e utilizados para impressão na prensa hidráulica da oficina, em Durham Press.

A gravura experimental "Cabeça de Mulher", feita em 1996 em sua primeira visita a Durham Press, também poderá ser apreciada pelos capixabas. Trata-se de um grande medalhão de contas amarelo-limão e um arabesco azul sobre fundo composto por discos transparentes coloridos, entrelaçados com o perfil de uma trepadeira.

De "Cabeça de Mulher" surgiram outras duas gravuras que estarão por aqui: em "Uva selvagem", os discos formados por contas agora são três, e uma rosa azul aparece contra um fundo plano, laranja queimado, e desprovido de outras inflexões. Já em "O pato", a trepadeira aparece reduzida e a rosa é branca. O arabesco de "Cabeça de mulher" reaparece, rebatido, com sua única curva, espessa, arqueada como o pescoço de uma ave aquática.

Com 24 blocos retangulares impressos em três tiragens de oito, Milhazes criou outra obra que será vista no Maes: "Figo", uma gravura da artista de 2006/2007, que mais se assemelha a uma grade com fundo composto por retângulos azuis de valores aproximados que parecem unir-se. No alto da serigrafia, ela inseriu elementos como o plano de bolinhas brilhantes, o balaústre laranja, a gaze ondulada em amarelo e verde, o perfil da trepadeira que não raro em suas gravuras conduz o olhar de um ponto a outro.

Na gravura "As irmãs", de 2003, é difícil determinar a sequência na construção da imagem, pois a artista explorou plenamente a possibilidade de empregar tintas de densidades cromáticas variáveis e diferentes níveis de transparência para deliberadamente confundir o olho e criar uma.

Em paralelo, também no Maes, será realizada a exposição "Dionísio Del Santo: Serigrafia", com nove obras do artista capixaba, que fazem parte do acervo do próprio Museu. São todas serigrafias integrantes de séries que inicialmente dialogam com a Optical Art, além de gravuras elaboradas com matriz espontânea. Dionísio foi professor de Milhazes e ensinou várias técnicas de gravura para a artista.

SERVIÇO
Exposição "Beatriz Milhazes: Gravuras"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - Espírito Santo
Período: até 29 de agosto
Horário: Terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas
Agendamento para visitas mediadas de grupos: www.secult.es.gov.br
Clicar em: Espaços culturais à Maes à Setor Educacional à Agendamento
Entrada franca

fonte: secult es