As obras da artista plástica Beatriz Milhazes já podem ser apreciadas no Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), no Centro de Vitória. Chamada "Beatriz Milhazes: Gravuras", a exposição permanecerá na cidade até 29 de agosto. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Sincades. A entrada é franca.
Aberta oficialmente na noite desta terça-feira (01), a exposição chamada "Beatriz Milhazes: Gravuras" atraiu centenas de convidados, entre eles autoridades como o governador Paulo Hartung e secretários de Governo. A própria artista participou da solenidade. Ela, que estava na cidade desde domingo (30) treinando os monitores, fez uma palestra na tarde desta terça, no auditório do Maes.
A mostra reúne um conjunto de 17 gravuras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. "São trabalhos produzidos entre 1997 e 2007, doados para a instituição pela artista e pela Durham Press, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde participei de um programa de residência artística", disse a artista.
"Beatriz é uma das pintoras brasileiras mais conhecidas hoje, e talvez uma das mais representativas da sua geração. Sua obra é conhecida por colecionadores e por museus de toda a parte do mundo", disse o curador da mostra Ivo Mesquita, da Pinacoteca de São Paulo.
"Uma obra de Beatriz esteve em leilão em Nova York na semana passada, junto a trabalhos de Emiliano Di Cavalcanti e até Frida Kahlo. A obra dela foi avaliada entre US$ 250 mil e US$ 350 mil", lembrou Dayse Lemos, secretária de Estado da Cultura, que elogiou a generosidade da artista. "Ela se colocou à disposição para dar palestras e fez questão de treinar os monitores pessoalmente", disse.
Exposição
Desembarcam no Maes obras como "Jamaica" (2006/2007), onde Milhazes misturou serigrafia para o fundo e xilogravura para fazer uma flor, sendo que esta foi composta por dezenas de pequenos blocos meticulosamente agrupados, entintados e utilizados para impressão na prensa hidráulica da oficina, em Durham Press.
A gravura experimental "Cabeça de Mulher", feita em 1996 em sua primeira visita a Durham Press, também poderá ser apreciada pelos capixabas. Trata-se de um grande medalhão de contas amarelo-limão e um arabesco azul sobre fundo composto por discos transparentes coloridos, entrelaçados com o perfil de uma trepadeira.
De "Cabeça de Mulher" surgiram outras duas gravuras que estarão por aqui: em "Uva selvagem", os discos formados por contas agora são três, e uma rosa azul aparece contra um fundo plano, laranja queimado, e desprovido de outras inflexões. Já em "O pato", a trepadeira aparece reduzida e a rosa é branca. O arabesco de "Cabeça de mulher" reaparece, rebatido, com sua única curva, espessa, arqueada como o pescoço de uma ave aquática.
Com 24 blocos retangulares impressos em três tiragens de oito, Milhazes criou outra obra que será vista no Maes: "Figo", uma gravura da artista de 2006/2007, que mais se assemelha a uma grade com fundo composto por retângulos azuis de valores aproximados que parecem unir-se. No alto da serigrafia, ela inseriu elementos como o plano de bolinhas brilhantes, o balaústre laranja, a gaze ondulada em amarelo e verde, o perfil da trepadeira que não raro em suas gravuras conduz o olhar de um ponto a outro.
Na gravura "As irmãs", de 2003, é difícil determinar a sequência na construção da imagem, pois a artista explorou plenamente a possibilidade de empregar tintas de densidades cromáticas variáveis e diferentes níveis de transparência para deliberadamente confundir o olho e criar uma.
Em paralelo, também no Maes, será realizada a exposição "Dionísio Del Santo: Serigrafia", com nove obras do artista capixaba, que fazem parte do acervo do próprio Museu. São todas serigrafias integrantes de séries que inicialmente dialogam com a Optical Art, além de gravuras elaboradas com matriz espontânea. Dionísio foi professor de Milhazes e ensinou várias técnicas de gravura para a artista.
SERVIÇO
Exposição "Beatriz Milhazes: Gravuras"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - Espírito Santo
Período: até 29 de agosto
Horário: Terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas
Agendamento para visitas mediadas de grupos: www.secult.es.gov.br
Clicar em: Espaços culturais à Maes à Setor Educacional à Agendamento
Entrada franca
fonte: secult es