quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

TV Globo exibe hoje Crepúsculo, primeiro filme da saga sobrenatural

Os atores Robert Pattinson, 24, e Kristen Stewart, 20, acabam de ser eleitos pela MTV como o casal do ano. Os namorados na vida real devem isso, certamente, aos personagens Edward Cullen e Bella Swan, de Crepúsculo, filme de Catherine Hardwicke que, finalmente, chega à televisão aberta. A exibição em HD acontece hoje, às 22h10, na Rede Globo.

Eles não se conheciam, assim como o vampiro bonitão que só bebe sangue de animais e a mocinha solitária que se muda da ensolarada Phoenix para a chuvosa Forks.

Mas, bastou um primeiro olhar, uma breve conversa, para o encantamento surgir. Tanto para Bella e Edward, quanto para Kristen e Robert. Os comentários de bastidores da época eram que os atores não se desgrudavam, agarradinhos, tocando violão juntos em quartos de hotel, falando ao telefone sempre que estavam separados.

Foi só na turnê de lançamento do segundo filme, Lua Nova (2009), dirigido por Chris Weitz, que o casal assumiu, bem a contragosto, o namoro. E, ainda assim, trataram de manter o romance longe do olhar indiscreto e constante dos paparazzi.

Autoral
Hoje, porém, o público tem a chance de ver esse amor se formar. O filme de Hardwicke, que faturou mais de US$ 382 milhões ao redor do mundo, reproduz o primeiro livro da saga criada pela escritora americana Stephanie Meyer, que, como escritora, não avança muito.

É possível gostar de suas histórias, sim, mas é necessário reconhecer a banalidade dos diálogos, as limitações da trama e a superficialidade de seus personagens.

Por isso, revendo Crepúsculo, o filme, percebe-se que a talentosa Catherine Hardwicke (Aos Treze e Os Reis do Dogtown) tirou leite de pedra ao imprimir um ar autoral na obra adaptada pela experiente Melissa Rosenberg, uma das roteiristas da série Dexter, que foi aumentando a dramaticidade ao longo da série.

Crepúsculo tem a ingenuidade da descoberta do amor e uma certa sensibilidade para compreender o eterno drama da adolescência. E tem momentos de bom cinema, como a sequência inicial de perseguição na floresta e do namoro na copa das árvores.

A trama apresenta ao público outros personagens importantes para a saga, além de Bella e Edward. Os vampiros do clã Cullen, que se auto intitulam vegetarianos por não fazerem mal aos humanos, e os meninos da tribo Quileute, os futuros lobisomens dos filmes seguintes. Todos fundamentais para compreensão da obra de Stephenie Meyer.

Projetos
Robert Pattinson e Kristen Stewart ainda têm compromisso com Amanhecer, último filme da saga, que tem direção de Bill Condon (Dreamgirls) e será dividido em duas partes. A primeira, será exibida em novembro de 2011; e a segunda, em 2012, ainda sem data certa.

Antes de Amanhecer, Pattinson aparece em Água Para Elefantes, de Francis Lawrence (Eu Sou a Lenda), que estreia em abril de 2011. Stewart segue filmando On The Road, filme de Walter Salles, baseado no livro de Jack Kerouac.

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/tv-globo-exibe-hoje-crepusculo-primeiro-filme-da-saga-sobrenatural/